03 fevereiro, 2016

Enseada das Garças - Uma delícia de lugar

A 40 km da Capital Vitória esta localizada a Praia de Enseada das Garças, em Fundão. A entrada para este distinto balneário é feito por uma estrada de chão, sinalizado na ES-010 por uma placa.

A Praia não conta com alguma infraestrutura, e conversando com  uma amiga que ali tem casa, há a esperança que abra um restaurante ali por estes tempos. Esta restrição de comércio também pode ser observada nos demais usos da área, visto que ela faz parte da Área de Proteção Ambiental Costa das Algas.

Em compensação a falta de estrutura, a mesma proporciona um belo cenário, principalmente se for cedo e presenciar as piscininhas que ali se formam, com algumas dezenas de peixinhos nadando do seu lado, de boa. Esta riqueza marinha (também observado pela quantidade de algas) é de encantar! Manu, que já 'questiona' quando não vemos nem um peixinho na água, adorou o lugar. Na maré baixa as águas são bem calmas, e devido a baixa profundidade, chega a ser levemente morna.

Maré baixa - Enseada das Garças


Possivelmente por não ter infraestrutura, a praia não é de ficar muito lotada (o que eu, pessoalmente, amo). Ela é frequentada pelos moradores da região e os veranistas que ali passam os dias.

Devido a este fato, a vegetação da praia é conservada. É possível descansar tranquilamente na sombra das castanheiras que ali existem.

Manu de boa entrando na água

Vegetação - Enseada das Garças

Cenário Bucólico


Pelo fato de ter muitas pedras, deve-se ter cuidado ao entrar na água fora da maré baixa. São poucos os lugares que permitem uma profundidade acima da cintura (próximo a areia). Entretanto, ficar nas piscininhas é o que é mais legal para nós, olhando as algas balançando ao levar da correnteza e os peixinhos ali perambulando.

Algas

Desafio: ache os peixes!

As pequenas aproveitando a praia!

Vista para a praia - maré enchendo


Como lá não há restaurantes, tivemos que providenciar tudo para ali passar o dia. Para dizer que não dá para comprar nada, vimos em duas ocasiões distintas um senhor (o mesmo) com o carrinho de picolé.

Para quem está procurando uma praia mais bucólica, que pode deixar com calma os pequenos brincarem na água, está é uma boa opção. Fica aí a dica de passeio!

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial